terça-feira, 6 de julho de 2010

apae

APAE de Orleans: 28 anos de inclusão social e combate ao preconceito

 

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Orleans, fundada em 22 de agosto 1982, tem por objetivo primordial promover a inclusão social dos excepcionais, por meio de projetos que visam acabar com preconceitos e eliminar as distâncias que separam seus 78 alunos da sociedade.

 

Desde a sua fundação, a instituição promove ações de defesa dos direitos, prevenção, orientação e prestação de serviços que melhoram consideravelmente a qualidade de vida dos excepcionais de todas as idades.

 

Os alunos têm à sua disposição 16 professores, uma psicóloga, um fonoaudiólogo, uma fisioterapeuta e uma assistente social.

 

 

 

A importância do apoio da comunidade orleanense

 

Apesar da importância do trabalho realizado por todas as APAEs, incluindo a de Orleans, há uma série de dificuldades para a manutenção da Escola. Além do auxílio dos governos federal, estadual e municipal, a continuidade dos serviços prestados pela instituição depende fortemente das doações vindas da comunidade. Todas as despesas somadas totalizam cerca R$ 12 mil por mês.

 

O governo estadual contribui pagando o salário 15 professores. Já a prefeitura de Orleans arca parcialmente com os custos referentes a um professor, um motorista e duas serventes, além de fornecer, junto com o governo federal, a merenda escolar. Todas as demais despesas são custeadas graças às doações da comunidade orleanense.

 

Dentre as despesas pagas por meio de doações, pode-se destacar: salário integral de seis funcionários, bem como parte dos salários dos profissionais pagos pela prefeitura, materiais didáticos e pedagógicos, materiais de limpeza e higiene, combustível, transporte e manutenção dos veículos, faturas de água, luz, telefone e internet; gás, alimentação e manutenção da sede.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário